contato@drluispollon.com.br

+55 (11) 98555-0999

+55 (11) 5181-4333

Dicas | Saúde

Tumores

BENIGNOS:

Osteoma Osteóide:

O osteoma osteóide, descrito em 1935 por Jaffe, pode ser observado na coluna vertebral, envolve homens mais comumente que mulheres, e é mais comum na segunda década de vida. A coluna vertebral lombar é a localização mais comum; em seguida, a coluna cervical, e finalmente a torácica. A dor é, comumente, a queixa principal do paciente, piora à noite, e frequentemente é aliviada pela aspirina. Pode resultar uma escoliose dolorosa, com a concavidade da curva para o lado da lesão.

O diagnóstico pode ser difícil, visto que as primeiras radiografias podem ter um aspecto normal. Mais tarde, poderá ser encontrada a configuração usual de um ninho central com esclerose circunjacente.

Osteoblastoma:

É um tumor raro, mas acima de 40% dos relatados ocorreram na coluna vertebral. Este tumor pode ser erroneamente diagnosticado como uma osteossarcoma.

Outros tumores benignos:
Importante citar o Cisto ósseo aneurismático, tumor das células gigantes.

MALIGNOS:

Recentes avanços na quimioterapia, radioterapia e outras terapias anticâncer resultaram numa melhora significativa da sobrevida em muitos tipos de câncer. Com esta melhora na sobrevida, metástases para a coluna que antigamente seriam silenciosas estão se tornando clinicamente mais evidentes , e prejudicando significativamente a qualidade de vida.
Esses tumores podem acometer os corpos vertebrais, elementos posteriores da coluna e canal medular, ocasionando sintomas variados.

SP — CAPITAL: CLÍNICA TESF:

(11)5181-4333 / 98555-0999
contato@drluispollon.com.br R. Alexandre Dumas 629 - Chácara Santo Antônio